segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Amar não é fácil, mas ser amável é bem mais difícil


O amor não vive de teorias, o amor tem que ser dito, mais que isso, tem que ser demonstrado. Mas só o amor não basta, acredito que para um relacionamento dar certo, além do amor, é necessário a combinação de 4 outros sentimentos: amizade, respeito, fidelidade e confiança. Amizade, porque um casal antes de tudo tem que ser amigos, ter cumplicidade, ter companheirismo, ter intimidade pra falar sobre todos os assuntos, ter uma boa conversa é essencial, saber falar e ouvir o outro, afinal, é conversando que a gente se entende.  Respeito, porque respeito é bom e todo mundo gosta, é clichê eu sei, mas é a mais pura verdade, tem que ter admiração pelo o que a outra pessoa é, respeitar, aceitar e entender que todo mundo tem suas diferenças e seus defeitos. Fidelidade é essencial, nenhum relacionamento sobrevive à traições, não me refiro à apenas "traições sexuais", beijar ou transar com outra pessoa, existe outras formas de traições, enganar e mentir é uma delas, ser fiel é questão de caráter, e caráter você tem, ou não. E por último confiança, afinal, não adianta nada você ser completamente fiel, se a outra pessoa não confia, não acredita em você. Confiar pra contar segredos, confiar pra pedir ajuda, confiar pra deixar a pessoa livre, sem medos, sem receios. O amor por si só não basta, ele precisa de algo à mais, uma base pra sustentá-lo, uma segurança extra, da mesma forma que falar apenas não basta, o amor não sobrevive à teorias, o amor tem que ser provado na prática, quando a outra pessoa sabe que é amada porque você fala, e sente-se amada porque você demonstra. Amar não é fácil, mas ser amável é bem mais difícil. Ainda acredito que exista amores eternos, desses que o tempo não apaga, não separa, não destrói, mas para isso ambas as partes tem que ter maturidade o suficiente pra saber que dias ruins sempre virão, e que não vale à pena sacrificar todos os momentos bons por causa de uma crise, brigas fazem parte do relacionamento; que sinceridade é essencial e que uma boa conversa às vezes ajuda muito; que sexo é bom, mas não é tudo em uma relação, não dá pra resolver todos os problemas indo pra cama, amor nem sempre é jogo de sedução; mas principalmente a pessoa tem que querer ficar, sem medos, sem bloqueios, sem armaduras, tem que querer ficar mesmo com brigas, com diferenças, com falta de dinheiro, tem que querer ficar e aguentar o tranco, segurar firme a barra e nunca pensar em desistir e ir embora, tem que querer ficar porque o amor é mais forte que tudo isso, porque os momentos bons compensam as fases ruins, porque sabe que amar não é fácil, e mesmo assim é a melhor coisa que podia ter acontecido na sua vida.

Amanda Sanches

17 comentários :

  1. Oi Amanda,
    o texto esta lindo assim como tudo o que você escreve.
    Amei essa parte: "Amar não é fácil, mas ser amável é bem mais difícil."
    Beijos^^

    ResponderExcluir
  2. .



    Escrever é a resposta de
    quem muito lê.
    Ontem foi o dia dos pais,
    mas foi a mãe quem garantiu
    a festa.

    Veja no meu blog.

    silvioafonso








    .

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo!! Infelizmente existem pessoas que acham que amar é apenas "amar", e não tem coragem suficiente para viver isso de verdade.

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem por aqui?
    Gostei muito do texto. Ter um relacionamento é complicado...
    O bom é que o texto foi bastante objetivo, mesmo tratando de um tema que parece ser extremamente subjetivo...
    Para mim o pior tipo de relacionamento é aquele onde se diz que o Amor PODE TUDO , são Os mais perigosos..
    Não deu certo? Cada um segue o seu caminho...
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto,meu ultimo relacionamento acabou por isso,tinha amor das duas partes mas não tinha amizade,confiança.Antes eu achava que só vastava amor,mas vi que tem que ter muito mais.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Meus pais de vez em quando brigam, minha mãe até pensa em se separar, mais eles se ama.

    ResponderExcluir
  7. _desistir e ir embora, tem que querer ficar porque o amor é mais forte que tudo isso...Uauu q menina sabia, se as pessoas seguissem estas definições os casamentos durariam enquanto as vidas durassem, mas a dureza dos corações fazem com que as pessoas facilitem nas relações relaxando os compromissos do amor e envolvendo-se com as facilidades do dia a dia, as pessoas se suportam ao invés de marem-se tenho uma relação de 30 anos de compromisso com o amor, fidelidae e carinho, mto embora seja um escritor assim...meio promíscuo né? Mas nem sempre o q vai na poesia, na magia do poema é aquilo que praticamos na vida, o poema é apenas um caminho para viver extrapolar mágica deste mundo mararavilhoso do faz de conta, pra vc inteligente e bela poetiza bjos, bjos e bjosssssss

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo! Gostei muito da sensibilidade.

    Estou seguindo o blog <3
    Um beijo,
    Carla
    capsulapoetica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tudo na vida não é fácil, mas é exatamente sem estas coisas complicadas e volúveis, que não conseguimos viver sem. Acho que já é do próprio extinto do ser humano, ser complicado e as vezes impossível de alguma compreensão racional, mas é este somos nós, sem amor não poderíamos viver.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    Quando as palavras
    encontram sentimentos
    que fazem com que elas
    encontrem seus sentidos,
    nossa vida se enfeita
    com as cores da esperança.

    Obrigado por sua amizade.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  11. Amanda, que belo texto!
    "ambas as partes tem que ter maturidade o suficiente pra saber que dias ruins sempre virão, e que não vale à pena sacrificar todos os momentos bons por causa de uma crise, brigas fazem parte do relacionamento;"

    Refletindo sobre o que você disse...
    Sabe, eu acredito que o problema de muitos relacionamentos é que o casal acaba esquecendo que ao invés de serem dois personagens de contos de fadas, são dois humanos se amando. E todo humano tem defeitos, tem falhas, tem crises... necessita de compreensão, de cuidado, de amor verdadeiro...

    Um terno abraço

    ResponderExcluir
  12. Amar realmente não é fácil, viver com alguém com vontades diferentes, costumes, rotina, pensamentos, personalidade diferentes é algo muito desafiador. Concordo com o que vc disse. O amor vem acompanhado de muitas outras coisas. Ain, muito amor pra nós neam Amanda, pra dar uma 'alegrizada' na nossa vida!!

    Beijo'os

    ResponderExcluir
  13. Olá queridas, parabéns pelo belo texto! Um bom restinho de sábado e um excelente dormindo beijo grande.

    ResponderExcluir
  14. eu precisava ler esse texto... maravilhoso

    fala certamente da essencia do relacionamento.. um beijo

    ResponderExcluir
  15. Amor é pra poucos . Se for amor , vai sobreviver ...

    Beijos meninas !

    ResponderExcluir
  16. Amanda,

    Pois bem, falar de amor hoje em dia é algo muito complicado porque está cada vez mais difícil encontrar pessoas, momentos e até mesmo, vamos dizer, exemplos para falar de um sentimento tão lindo quanto esse. O que mais vemos são ilusões, farsas e mentiras. Eu, particularmente, não sei se acredito mais no amor. É estranho estar falando isso com apenas 20 anos de idade, mas em todo caso, venhamos e convenhamos que a maior parte das pessoas não se preocupa com isso. A maior parte da sociedade se prepara para um jantar, porém, não pensa naquilo que vai ser dito durante o evento. Ou seja, as pessoas se preocupam em se arrumar e se esquecem do coração. Lógico que é importante você estar bonito fisicamente, mas o que é bem mais interessante é o fato da boa conversa, de saber manter um relacionamento, como você disse, mesmo em meio à brigas e momentos complicados que possam existir.

    Amanda, parabéns. De verdade.

    Um grande beijo,
    Pedro Menuchelli

    ResponderExcluir
  17. Perfeito esse texto. Já publiquei seu texto no meu blog e obrigado por participar da promoção. Parabéns.

    Beijos e otima semana.

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir